Apresentação da Instituição

 

 

A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, sem fins lucrativos, fundada a 19 de Janeiro de 1979.

 

A ação da Instituição centra-se nas respostas sociais da Infância (Creche, Educação Pré-Escolar e CATL) e Terceira Idade (Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário) e na dinamização de atividades de âmbito Desportivo (Secção de Canoagem e Equipa de Futsal) e Cultural (Grupo de Teatro Amador, Marchas Populares).

 

A Instituição tem como aposta/objetivo abraçar novas respostas sociais, ir ao encontro dos novos desafios que a sociedade nos coloca e, fundamentalmente, continuar a oferecer os seus serviços com qualidade.

 

Porque consideramos que é fundamental que quem nos procura conheça as linhas orientadoras da nossa ação, apresentam-se, a Missão, a Visão, os Valores e os Objetivos da ARCOR:

 

Missão
Apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, dos jovens, dos idosos e das famílias, de forma integral e personalizada.

 

Visão
A ARCOR pretende ser uma instituição de referência na ação social, cultural e desportiva no Concelho de Águeda, baseando a sua atuação na melhoria contínua das suas práticas e na promoção da qualidade dos serviços prestados.

 

Valores

·       Solidariedade – Acolher com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.

·       Respeito/Ética – Respeitar a condição de todos os que apoiamos e dos que connosco colaboram.

·      Equidade/Justiça – Tratar de forma igual todos os intervenientes, perante situações idênticas.

·      Confidencialidade – Garantir o sigilo profissional e a salvaguarda de informações pessoais de todos os utentes e colaboradores da instituição.

·      Profissionalismo – Realizar com zelo, imparcialidade e de forma diligente, no respeito pelas regras institucionais, todas as tarefas atribuídas.


Paralelamente ao crescimento das respostas sociais, impulsionado pela construção das novas instalações, a ARCOR teve sempre presente, desde a sua inauguração,  o desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e desportivas que contribuíssem para a promoção da qualidade de vida dos ribeirenses. As seções de Canoagem e o Grupo de Teatro Amador da ARCOR, são exemplos atuais, que perpassaram a história da ARCOR e que projetam o nome da instituição fora de portas.