O dia-a-dia na Creche

 

Sempre que o tempo o permite, vamos para o terraço onde jogamos à bola, corremos, saltamos e dançamos. As brincadeiras ao ar livre são sempre recebidas com alegria pelas nossas crianças. Entre outras brincadeiras, a pintura é uma das atividades que as crianças gostam mais. Aqui fica um exemplo de uma pintura coletiva em que todos participaram e se divertiram, passando as mãos e os pés por cima do papel com tinta, espalhando-a. Que bonito ficou o resultado final!

 

 

 

 

 

 

 

Atividade Física e Desportiva

 

“Sintonia entre a mente e o corpo”

 

As aulas de Atividade Física e Desportiva, realizadas à quinta-feira, são sempre aguardadas com bastante expectativa pelas nossas crianças. Nesse dia, as crianças divertem-se e aprendem de uma forma espontânea com os jogos e brincadeiras dinamizadas pelo Professor Bruno.

 

A atividade física na idade Pré-Escolar é aceite, por todos os agentes da Educação, como uma das atividades com maior relevância para o desenvolvimento integral da criança, pois promove o seu desenvolvimento e lhe proporciona enriquecedoras situações motoras, potenciando a aquisição de valores educativos que contribuem para um projeto de vida com saúde e socialmente saudável.

 

Como já diziam os nossos avós: “a ginástica pode não dar mais anos à vida, mas dá de certeza mais vida aos anos”.

 

    

 

 

 

Hora do Conto...

 

 

A importância de contar histórias em contexto pré-escolar

 

Um dos objetivos da “Hora do Conto” é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa forma, ajudar na formação de novos leitores. As histórias voam nas asas da sua imaginação, estimulando nelas a curiosidade pelos saberes, o gosto pela descoberta.

 

A “Hora do Conto” é uma atividade de que as crianças gostam muito, pois gostam de ser as protagonistas das histórias. Vão ouvindo a história e fazendo gestos de acordo com o desenrolar de cada página. É sempre um momento de grande diversão e boa disposição.

 

De salientar a sua importância no desenvolvimento global da criança, impulsionando a criatividade desta nas atividades lúdicas e educativas que, com ou sem a intervenção do adulto, se pretendem dinamizadoras de aprendizagens significativas. Esta é uma forma de trabalhar não somente a área das Expressões, mas também o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e a Formação Pessoal e Social.

 

 

   

 

 

 

 

 

Sextas-feiras divertidas!

 

Às sextas-feiras, habitualmente, as respostas sociais de Creche e Pré-Escolar juntam-se em atividades conjuntas, permitindo o desenvolvimento de interações positivas entre as várias faixas etárias.

 

As atividades são selecionadas de acordo com os interesses das crianças, contribuindo cada uma com a sua singularidade e criando-se espaços apelativos para que a atividade consiga captar os interesses de todos.

 

Algumas das atividades que se têm desenvolvido: ciência divertida, jogos diversos, dança, teatro e muito mais…

 

   

 

  

 

  

 

 

Dia Mundial da Criança na ARCOR


Dia Mundial da Criança


O Dia Mundial da Criança, na ARCOR, foi assinalado com muita emoção, entusiasmo e alegria, sentimentos próprios de crianças felizes. Música, pinturas faciais, uma mega aula de ginástica proporcionada pelo Professor Bruno, entre muitas outras atividades, fizeram as delícias dos mais novos e também fizeram com que este dia fosse vivido entusiasticamente, contagiando todos com grande alegria. Desenvolveram-se Atelieres de “Culinária Divertida” e “Pintura Criativa”, este último dinamizado pela mamã de uma das crianças.

O lanche partilhado, pela tarde, fez as delícias de todos…

 

      

 

       

   

 

 *******************************************************************