um
futuro
para
todos

A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, sem fins lucrativos, fundada a 19 de Janeiro de 1979.

A ação da Instituição centra-se nas respostas sociais da Infância (Creche e Educação Pré-Escolar) e Terceira Idade (Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário) e na dinamização de atividades de âmbito Desportivo (Secção de Canoagem) e Cultural (Grupo de Teatro Amador, Marchas Populares).

A Instituição tem como aposta/objetivo ser uma entidade de referência e abraçar novas respostas sociais, indo ao encontro dos novos desafios que a sociedade coloca e, fundamentalmente, continuar a oferecer os seus serviços com qualidade, rigor e excelência.

História

A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira foi fundada a 19 de Janeiro de 1979, noite em que, no restaurante Pôr do Sol, se juntou um grupo de jovens - que, anteriormente, se interrogavam em conversas de café, das «razões porque na freguesia nunca se tinha tentado, objetivamente, criar uma associação que congregasse a vida da localidade e conciliasse as várias forças locais». Assim relata a imprensa da época.

As décadas de 80 e 90 foram períodos de crescimento, apesar de avanços e recuos inerentes a um projeto que envolve pessoas. O ano 2000 é, com toda a certeza, mais um marco na história desta Associação com o lançamento da primeira pedra do Centro Social, a 20 de Fevereiro, e a assinatura do auto de consignação da primeira fase das obras, a 3 de Maio. A 26 de Outubro de 2001, concluído o processo de adjudicação da 2ª fase da obra, é iniciada a última etapa de construção do que é hoje a "casa" da ARCOR. Os primeiros utentes seriam os mais pequenos que, a 2 de Setembro de 2004, puderam usufruir de um espaço condigno e adequado ao desenvolvimento do ato educativo e a 22 de Novembro, deste mesmo ano, foi a vez dos mais velhos verem o Centro de Dia entrar em funcionamento, também aqui com instalações de referência e ajustadas às suas necessidades. O dia 1 de Julho de 2005 foi o primeiro dia de atividade do Serviço de Apoio Domiciliário.

Paralelamente ao crescimento das respostas sociais, impulsionado pela construção das novas instalações, a ARCOR teve sempre presente, desde a sua inauguração, o desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e desportivas que contribuíssem para a promoção da qualidade de vida dos ribeirenses e comunidade envolvente. As secção de Canoagem e o Grupo de Teatro Amador da ARCOR são exemplos atuais, que perpassaram a história da ARCOR e que projetam o nome da instituição fora de portas.

Este é apenas um breve resumo de uma história recheada de êxitos que Ribeirenses e comunidades envolventes, colaboradores, clientes e amigos da ARCOR construíram nos últimos 44 anos.

Missão

Apoiar e garantir, através de respostas inovadoras, os direitos e necessidades das crianças, dos jovens, dos idosos e das famílias, de forma integral e personalizada.

Visão

A ARCOR pretende ser reconhecida como IPSS pioneira e de referência na implementação de boas políticas e práticas sociais, culturais e desportivas no Concelho de Águeda, baseando a sua atuação na melhoria contínua das suas ações e na promoção da qualidade dos serviços prestados.

Valores

A Procura do Bem Comum
O Respeito e a Abertura ao Outro
A Justiça e a Equidade
O Trabalho em equipa e a Entreajuda
O Profissionalismo e o Rigor